domingo, 8 de janeiro de 2012

Casa do Pão de Queijo

04.01.2012
Brasília, pela manhã na Rodoviária Nova, dezenas de pessoas desembarcando e embarcando de e para vários destinos diversos.
Café da manhã? Claro. Os olhos ainda acostumando-se à claridade, a cabeça ainda desorientada pelo trajeto inconstante que o ônibus percorreu durante a noite e madrugada a dentro.
Fome? Talvez. A necessidade de comer algo de sal e quentinho acompanhando um café... isso.
Onde? Olho à minha volta. Só um lugar pode oferecer isso na Rodoviária Nova: a Casa do Pão de Queijo. Monopólio? Talvez.
Vejo a enorme fila e penso... aguento chegar em casa? O estômago se sentindo prejudicado reclama.
Vou a fila. De repente, não sou mais a última, a fila cresce e anda. Lentamente. Um aviso no balcão: Retire sua ficha no caixa. Ok. Daqui a pouco chego ao caixa: 3 pessoas na minha frente.
Me distraio escolhendo no Menu afixado na parede: é caro, mas compensa. Compensa sim: tudo feito seguindo os padrões de franquia bem-sucedida, folhados quentinhos, pão-de-queijo direto do forno, o melhor capuccino de Brasília... Panini... vou experimentar essa especialidade!
Olho para a frente e ninguém se mexeu: O que houve? Ainda 3 pessoas. Um caixa com a placa: Caixa Fechado. O outro vazio. Vazio? Para onde foi o rapaz do caixa?
3 pessoas na minha frente e a fila enorme atrás de mim. A próxima da fila é uma senhora de roupas humildes que espera "conformada". Eu disse conformada? Não. Quase desistente.
Olho à volta só 2 atendentes pacientes e aparentando um pouco atrapalhadas e de uma certa maneira mal humoradas. Pergunto a uma delas: Ei moça! Cadê o rapaz do caixa? e ela: Ah! O gerente? Ele saiu. pergunto: Saiu? E quem vai atender ao caixa? Ela olha para a fila e diz: Eu. Depois que eu atender esses pedidos.
Nesse momento ela estava sozinha, a outra atendente entrou na "área restrita". Volto a observar o menu. Outro rapaz pergunta quem é o último da fila e de repente vejo o gerente atendendo ao caixa novamente.
Escolho e digo o que quero. Não tem Panini. Tudo bem. E o folhado salgado é R$5? Lembro a época em que estudei no Terraço Shopping: o folhado era divino... Decido: quero o folhado!
E na hora de comê-lo que decepção. Paguei R$5 para comer um folhado FRIO! Minhas lembranças sobre a Casa do Pão de Queijo e a suntuosidade do local me enganaram! Paguei por uma lembrança deliciosa que me forraria o estômago e levei um folhado frio e esfarelento...
Nem tive coragem de reclamar pois vi claramente que estavam lidando com uma possível falta de funcionários. Acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matraqueando... opiniões legítimas e que procedam com o que pensam, por favor.