segunda-feira, 15 de março de 2010

Dissimulação

dissimular

Significado de Dissimular

v.t. Não deixar aparecer; encobrir, fazer parecer diferente; disfarçar; fingir.

Sinônimos de Dissimular

Dissimular: disfarçar, embuçar, encapotar, encobrir, esconder, mascarar e paliar

Definição de Dissimular

Classe gramatical de dissimular: Verbo transitivo
Tipo de verbo: regular
Separação das sílabas de dissimular: dis-si-mu-lar
Possui 10 letras
Possui as vogais: a i u
Possui as consoantes: d l m r s
Dissimular escrita ao contrário: ralumissid
Citação com dissimular

dissimular: virtude de rei e de camareira.
-- Voltaire
Frases na imprensa com dissimular

"Micheleti não renunciou. É uma manobra desastrada, uma torpeza em que ele reconhece que mancha o processo eleitoral, mancha a democracia de Honduras. Por isso, está pedindo uma permissão para tentar dissimular esta grave situação", disse Zelaya à TV venezuelana Telesur.
Uma de suas principais características ficou marcada após os tempos de Palmeiras. Felipão sabe como poucos dissimular quando o assunto não lhe convém. Vejamos, por exemplo, a reprodução de um diálogo corriqueiro nas entrevistas coletivas na Academia do Palmeiras, em dias de humor tipicamente "scolariano":

Conjugação do verbo dissimular

Infinitivo: dissimular
Gerúndio: dissimulando
Particípio passado: dissimulado
INDICATIVO
Presente do Indicativo
eu dissimulo
tu dissimulas
ele dissimula
nós dissimulamos
vós dissimulais
eles dissimulam
Imperfeito do Indicativo
eu dissimulava
tu dissimulavas
ele dissimulava
nós dissimulávamos
vós dissimuláveis
eles dissimulavam
Perfeito do Indicativo
eu dissimulei
tu dissimulaste
ele dissimulou
nós dissimulamos
vós dissimulastes
eles dissimularam
Mais-que-perfeito do Indicativo
eu dissimulara
tu dissimularas
ele dissimulara
nós dissimuláramos
vós dissimuláreis
eles dissimularam
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu dissimularia
tu dissimularias
ele dissimularia
nós dissimularíamos
vós dissimularíeis
eles dissimulariam
Futuro do Presente do Indicativo
eu dissimularei
tu dissimularás
ele dissimulará
nós dissimularemos
vós dissimulareis
eles dissimularão

SUBJUNTIVO
Presente do Subjuntivo
que eu dissimule
que tu dissimules
que ele dissimule
que nós dissimulemos
que vós dissimuleis
que eles dissimulem
Imperfeito do Subjuntivo
se eu dissimulasse
se tu dissimulasses
se ele dissimulasse
se nós dissimulássemos
se vós dissimulásseis
se eles dissimulassem
Futuro do Subjuntivo
quando eu dissimular
quando tu dissimulares
quando ele dissimular
quando nós dissimularmos
quando vós dissimulardes
quando eles dissimularem

IMPERATIVO
Imperativo Afirmativo
dissimula tu
dissimule ele
dissimulemos nós
dissimulai vós
dissimulem eles
Imperativo Negativo
não dissimules tu
não dissimule ele
não dissimulemos nós
não dissimuleis vós
não dissimulem eles

INFINITIVO
Infinitivo Pessoal
por dissimular eu
por dissimulares tu
por dissimular ele
por dissimularmos nós
por dissimulardes vós
por dissimularem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matraqueando... opiniões legítimas e que procedam com o que pensam, por favor.