segunda-feira, 15 de março de 2010

Decepção

decepcionar

Significado de Decepcionar

v.t. Causar decepção a; enganar; desiludir.

Sinônimos de Decepcionar

Decepcionar: desapontar

Definição de Decepcionar

Classe gramatical de decepcionar: Verbo transitivo
Tipo de verbo: regular
Separação das sílabas de decepcionar: de-cep-ci-o-nar
Possui 11 letras
Possui as vogais: a e i o
Possui as consoantes: c d n p r
Decepcionar escrita ao contrário: ranoicpeced

Citação com decepcionar

Ama o impossível, porque é o único que te não pode decepcionar.
-- Vergílio Ferreira

Frases na imprensa com decepcionar

A reportagem teve acesso a cartas encaminhadas a duas crianças, de 5 e 6 anos. "Diga pra mamãe que o Silval Barbosa é legal. Não vou nunca lhe decepcionar", diz uma delas.
"É claro que não quero me aposentar", disse ele. "Mas estou lhe dizendo: se o corpo ou a voz deixarem de funcionar, não vou poder fazer nada. O orgulho é o que é. Você não quer decepcionar a você mesmo, à banda ou aos fãs. Vou continuar enquanto eu conseguir."

Conjugação do verbo decepcionar

Infinitivo: decepcionar
Gerúndio: decepcionando
Particípio passado: decepcionado

INDICATIVO

Presente do Indicativo
eu decepciono
tu decepcionas
ele decepciona
nós decepcionamos
vós decepcionais
eles decepcionam

Imperfeito do Indicativo
eu decepcionava
tu decepcionavas
ele decepcionava
nós decepcionávamos
vós decepcionáveis
eles decepcionavam

Perfeito do Indicativo
eu decepcionei
tu decepcionaste
ele decepcionou
nós decepcionamos
vós decepcionastes
eles decepcionaram

Mais-que-perfeito do Indicativo
eu decepcionara
tu decepcionaras
ele decepcionara
nós decepcionáramos
vós decepcionáreis
eles decepcionaram

Futuro do Pretérito do Indicativo
eu decepcionaria
tu decepcionarias
ele decepcionaria
nós decepcionaríamos
vós decepcionaríeis
eles decepcionariam

Futuro do Presente do Indicativo
eu decepcionarei
tu decepcionarás
ele decepcionará
nós decepcionaremos
vós decepcionareis
eles decepcionarão

SUBJUNTIVO

Presente do Subjuntivo
que eu decepcione
que tu decepciones
que ele decepcione
que nós decepcionemos
que vós decepcioneis
que eles decepcionem

Imperfeito do Subjuntivo
se eu decepcionasse
se tu decepcionasses
se ele decepcionasse
se nós decepcionássemos
se vós decepcionásseis
se eles decepcionassem

Futuro do Subjuntivo
quando eu decepcionar
quando tu decepcionares
quando ele decepcionar
quando nós decepcionarmos
quando vós decepcionardes
quando eles decepcionarem

IMPERATIVO

Imperativo Afirmativo
decepciona tu
decepcione ele
decepcionemos nós
decepcionai vós
decepcionem eles

Imperativo Negativo
não decepciones tu
não decepcione ele
não decepcionemos nós
não decepcioneis vós
não decepcionem eles

INFINITIVO

Infinitivo Pessoal
por decepcionar eu
por decepcionares tu
por decepcionar ele
por decepcionarmos nós
por decepcionardes vós
por decepcionarem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matraqueando... opiniões legítimas e que procedam com o que pensam, por favor.